VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

sábado, 24 de abril de 2010

25 de Abril de 1974


O Cravo

O cravo vermelho tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974. Logo ao amanhecer o povo começou a juntar-se nas ruas, juntamente com os soldados revoltosos. Entretanto, uma florista que levava cravos, flor barata e popular naquela altura, para um hotel que festejava o seu primeiro aniversário, terá dado um cravo a um soldado, que o colocou no cano da espingarda. Outros colegas imitaram-no, enfiando cravos vermelhos nos canos das suas armas.

O vermelho, como cor dominante dos cravos de Abril, também foi coincidência mas serviu na perfeição os objectivos da revolução, já que esta cor (do fogo e do sangue) é o símbolo fundamental do princípio da vida, com a sua força, o seu poder, o seu brilho. Tudo terá começado por coincidência, mas a verdade é que o cravo ficará para sempre associado à revolução de Abril de 74.

Na linguagem das flores, o significado do cravo muda conforme a cor. Assim, o variegado significa rejeição, o amarelo - desprezo e o vermelho simboliza o sangue de Cristo.

O cultivo do cravo tem mais de 2000 anos. Na antiga Grécia eram consideradas flores sagradas por serem as flores de Zeus. Os Atenienses usavam-nas para fazer coroas e grinaldas. Tendo um cheiro doce e activo, o cravo era (e ainda é) utilizado para fazer perfumes. As suas pétalas também eram adicionadas ao vinho tornando-o mais aromático. No Renascimento, a flor foi muito retratada na arte como símbolo de fidelidade, na literatura e poesia para representar o homem, enquanto que a rosa representava a mulher.



Sem comentários: