VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

segunda-feira, 29 de março de 2010

PÁSCOA FELIZ


Para todos quantos me visitarem, desejo do fundo do meu coração uma Páscoa Muito Feliz.

sábado, 27 de março de 2010

Encerramento do 2.º período na E. B. 1 de Covo






Mais um período acabou!
O tempo passa a voar! Hoje foi mais um dia de alegria e boa disposição para os alunos.
Iniciou-se um curto período de sossego e descanso para eles, nesta época de reflexão festiva que é a Páscoa.
Além de outros divertimentos, houve um momento especial na E. B. 1 do Covo em articulação com o Jardim. Chegou o coelhinho da Páscoa a esta escola! Mas na sua ânsia de chegar depressa, deixou cair (escondeu) alguns ovinhos de Páscoa pelo caminho. Todos os alunos tinham que encontrar um desses ovinhos escondidos. Foi uma azáfama, mas o certo é que todos encontraram um.

Visita das senhoras enfermeiras do Centro de Saúde de Vale de Cambra






















Na passada quarta-feira, dia 24 de Março, com início às dezoito horas, teve lugar uma acção de esclarecimento na E. B. 1 de Covo com o tema: Educação para a Saúde. Esta sessão destinou-se aos encarregados de educação e alunos deste estabelecimento de ensino. Também contaram com a presença do nosso subdirector, prof. Carlos Tavares. Esta acção/ formação direccionou-se principalmente para a aquisição de bons hábitos alimentares, com base na roda dos alimentos, para que todas as boas práticas aprendidas na escola sejam também seguidas pelos encarregados de educação nas suas casas. Esta foi precedida por uma outra na terça-feira só para os alunos, que visou a higiene dentária.

Por fim, cada um dos presentes recebeu um Diploma de presença nesta formação. Cada uma das formadoras também recebeu um pequena lembrança, como recordação da sua passagem por esta escola.
Foi bastante animador verificar que ainda existem encarregados de educação que se interessam por estes assuntos, devido à grande adesão que esta iniciativa teve.

Resta esperar que pelo menos a maior parte destes ensinamentos sejam seguidos nos seus lares.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia da Árvore e da Floresta


















Os alunos e professores do concelho de Vale de Cambra comemoraram o Dia da Árvore e da Floresta, hoje, dia 22 de Março. Não puderam fazê-lo devido às condições climatéricas adversas de sexta-feira passada.
Organizado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, os alunos e professores do 1.º CEB reuniram-se em alguns locais previamente definidos pela Autarquia. A escola do Covo, Areias, Macinhata, Codal, Janardo e Dois juntaram-se na zona ribeirinha do complexo desportivo. Foi uma festa! E o tempo que também ajudou! Que quentinho que estava!
Todos vimos como se plantava uma árvore. Alguns alunos e professores também ajudaram nesta tarefa. Todos queriam pegar na enxada. As árvores plantadas ficaram na margem esquerda do Rio Vigues, rio este afluente do Rio Caima e que tem a sua foz na zona do chamado Banco.
De seguida, foi também distribuído a cada um dos alunos um lanche e um sumo, oferecido pela Autarquia.
Por fim, de barriga cheia, regressámos à escola.

sábado, 20 de março de 2010

Lembranças dos alunos para os seus PAIS



Na E. B. 1 do Covo os alunos também elaboraram uma lembrança para oferecer aos seus PAIS.



Enfeitaram e pintaram uma escova, que tanto dá para a roupa como para o calçado, colaram as letras da palavra PAI, dobraram a folha para fazer o envelope e pintaram a mão. Ficou muito bonito!

Lembranças dos alunos para os seus Pais

Eis algumas das lembranças que os alunos das E. B. de Areias contruíram com a ajuda dos professores, para oferecerem aos seus PAIS, neste dia que lhes é dedicado.


Capinhas para guardar um dominó e respectivas peças, da E. B. 1 de Areias.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Simulacro de incêndio na E. B. 1 de Covo




Hoje, dia 19 de Março, realizou-se uma simulacro de incêndio na E. B. 1 de Covo.

Em data anterior, foram feitas as devidas advertências e recomendações,dadas as directrizes consideradas necessárias e, na data acordada para o efeito, todos os alunos do 1.º ciclo e do pré escolar, professores, educadoras e auxiliares, estavam a postos para o referido evento.

O toque ininterrupto da campainha,a saída mais ou menos ordeira dos alunos conforme combinado anteriormente, a deslocação para o local de reunião, tudo decorreu dentro do que estava previsto. Por fim, os alunos sempre atentos às explicações dos professores, àquilo que correu menos bem, as suas responsabilidades, todos estiveram de parabéns pela atitude e desempenho ordeiro desta actividade.






LIMPAR PORTUGAL


LIMPAR PORTUGAL! É um movimento cívico ALTRUISTA cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.

Se TODOS - dos mais pequenos aos maiores - respeitssem este objectivo/princípio durante o ano inteiro, não seria necessário fazer campanhas anuais!

Pensem nisso!

Concurso de Leitura Expressiva




Mais uma vez, no dia 17 de Março de 2010, pelas 14 horas e 30 minutos, teve lugar na sede do Agrupamento das Dairas um Concurso de Leitura Expressiva. Participaram representantes de anos terminais do 1.º, 2.º e 3.º ciclos. O júri era composto pelo Prof. Martinho, Presidente do Júri, Prof. Carlos Tavares, Ed. Cristina Manuela, Prof. Diamantino e D. Conceição, Auxiliar da Acção Educativa do Agrupamento.
Foi uma agradável surpresa observar a leitura dos alunos do 4.º ano! Leram com uma expressividade, um à vontade, entoação, quer o texto escolhido, quer aquele que lhes foi dado lá, que deixou todos os presentes com um sorriso nos lábios, de grande satisfação. Muitos parabéns a todos os participantes que mais uma vez mostraram que estão atentos e que são trabalhadores, em conjunto com os seus professores.
Sem nenhum desprimor para os intervenientes do 2.º e 3.º CEB, que também souberam defender a sua dama, parabéns também a todos.

terça-feira, 16 de março de 2010

Dia do Pai


Todos sabem que no próximo dia 19 de Março se comemora em muitos países o Dia do Pai, dia de S. José.
Para quem ainda tem pai, felicidades e que os tentem conservar por muito tempo. Para quem não tem, rezem pela sua alma ou lembrem-se de alguma maneira deles.

Entretanto, resolvi fazer uma pesquisa e encontrei alguns provérbios que tratam este tema: Pai. Eis alguns:
. Tal pai, tal filho.
. Aos olhos do pai todo o filho é lindo.
. A pai avarento, filho pródigo.
. De pai coxo, filho aleijado.
. De pai santo, filho diabo.
. Pai ardente, faz o filho desobediente.
. A pai guardador, filho gastador.
. Conduta de pais,caminho de filhos.
. Mais vale ruim pai que bom padrasto.
. Pai velho e manga rota não é desonra.
. Pais comem as uvas verdes e os filhos sentem o azedo.
. A bom pai ame-se, o mau sofra-se.
. Pai com frio, filho com cobertor.
. Como tratares os teus pais, assim serás tratado pelos teus filhos.
. Ninguém escolhe pais para nascer.
. Pai fazendeiro, filho doutor, neto pescador.
. Pai intransigente, filho desobediente.
. A benção dos pais é percursora da ventura dos filhos.
. Um filho sábio alegra seu pai; mas um filho insensato é a tristeza de sua mãe.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Articulação com a Professora Micaela



No pretérito dia 05 de Março houve lugar a uma "acção de articulação" entre os alunos da Professora Micaela e os alunos da Professora Magda. Os alunos do 1.º e 3.º anos vieram à sala da Prof. Magda representar uma história tradicional "O Galo da Velha Luciana". Portaram-se todos muito bem e representaram ainda melhor. Por fim, agradeceram e voltaram à sua sala.

Esta actividade teve lugar no âmbito do Plano Nacional da Leitura.

Concurso de leitura



Realizou-se hoje na E. B. 1 de Covo um Concurso de Leitura. Os alunos esmeraram-se na apresentação e leitura do texto, escolhido de um livro que trocaram entre si.

Por fim, houve uma votação para apuramento do vencedor(a). Foi a Beatriz do 2.º ano que ganhou o primeiro lugar. É claro que ela ficou muito contente! Embora seja uma aluna muito reservada, calada, trabalhadora, esboçou um sorriso quando a professora Magda anunciou o nome da vencedora. Recebeu o prémio a que tinha direito por mérito próprio - um lápis bem bonito! Além dela, os outros alunos também foram presenteados com um Diploma de Participação neste Concurso e de um balão.

Parabéns a todos os meninos e meninas que participaram neste Concurso. Devem treinar mais para que numa próxima vez sejam também vencedores do primeiro lugar.

Certificado da Formação - AVCOA


Olá colegas

Façam o favor de passar na Secretaria da E.B. 2,3 de Dairas, para levantarem o Certificado da Oficina de Formação sobre "Computador Magalhães - Um Novo Paradigma", que está na posse da nossa gestora Graça.

E já agora: não se esqueçam de continuar a actualizar os respectivos blogues, mesmo que esta fase da formação já tenha acabado.

Devem continuar a investir e a apoiar os alunos com a utilização útil do Magalhães.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Simulacro





Ontem, dia 04 de Março, decorreu na E. B. 1 de Areias um simulacro de incêndio.

Depois de terem tomado conhecimento das instruções oportunamente, teve lugar o simulacro de incêndio nas instalações da escola.

Tudo decorreu como estava planeado. Cada qual, desde os alunos, professores e auxiliar, sabia exactamente o que tinha a fazer. Saíram ordeiramente pelos locais previamente anunciados e foram para o sítio que estava destinado para local de concentração.

Houve ainda uma situação caricata: um aluno do 1.º ano de escolaridade chorou profundamente porque não quis largar a mochila nem por um minuto. Teve de a levar com ele. Outras alunas ainda choramingaram mas depressa tudo passou.

Eis algumas fotografias a ilustrar esses momentos.

Questionário



Hoje, dia 5 de Março, os alunos do terceiro ano da E. B. 1 do Covo estiveram, mais uma vez, a praticar no Magalhães. Estiveram a responder a questionários com a utilização do programa Mythware,como mostram algumas fotos tiradas. Estes questionários versavam uma matéria que eles andam a estudar sobre as características dos animais e plantas e também sobre o relevo.
Os questionários quase sempre foram respondidos com elevada percentagem de aproveitamento.
Estavam sempre a pedir mais!

O Parque das Carvalhas



O temporal da semana passada também passou por Vale de Cambra!

Passou pelas Dairas e fez estragos, como podem ver pelas fotos do pinheiro caído no Parque das Carvalhas, mesmo em frente à EB23 das Dairas! Reparem que passou exactamente no meio de dois candeeiros,... sem os estragar!

terça-feira, 2 de março de 2010

A Leitura



"De pequenino é que se torce o pepino", lá diz o velho ditado!

Achei esta imagem tão engraçada que não resisti e...

...aqui está ela!

Concurso de Leitura Expressiva



AGRUPAMENTO VERTICAL DAIRAS – 2009/2010
DEPARTAMENTO DE L. PORTUGUESA

Vai decorrer no nosso Agrupamento das Dairas, de 8 a 12 de Março, a Semana da Leitura Expressiva para alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, de anos terminais (4ºano, 6ºano, 9ºano).

A prova decorrerá na Biblioteca.

O júri será constituído pelos seguintes elementos:
 3 professores (um de cada ciclo).
 1 auxiliar de acção educativa.
 1 membro do Conselho Executivo.

No dia 17 de Março terá lugar o Concurso de Leitura Expressiva no Agrupamento Dairas, com a participação de um representante de todos os estabelecimentos de ensino do 1.º CEB que frequenta o 4.º ano de escolaridade.

Formação "Magalhães"



Só tenho pena de não estar na fotografia! Mas... ou tirava ou não a tinha! Se alguém tiver uma foto onde eu estiver, também gostava de a ter. Obrigada.

Actualmente, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm um lugar de destaque no desenvolvimento, na valorização pessoal e social de toda a sociedade. Assim sendo, a escola não pode deixar de integrar também estas novas tecnologias, cada vez mais ao alcance de todos. A escola não pode demitir-se desta problemática.
Para que este recurso educativo pudesse ser rentabilizado ao máximo e não servisse de mero local de jogos, foi necessário que tivesse formação adequada, teórica e prática, de modo a perceber o seu funcionamento e as suas capacidades. Para isso, tinha que conhecer esta interessante ferramenta, os seus programas, actividades, saber manipulá-la, de modo que se tornasse mais apelativa, motivadora, para os alunos e para as minhas aulas.
Esta Oficina de Formação foi bastante enriquecedora e produtiva, quer na aquisição de conhecimentos sobre a utilização do Computador Magalhães, quer também na utilização e experimentação dos diferentes programas, em contexto de sala de aula. Tornou-se muito mais apelativo e interessante para os alunos fazerem diversos trabalhos no seu portátil, conhecer todas as suas funcionalidades e capacidades.
Todos os conteúdos abordados foram relevantes, pois foi a primeira vez que tive formação direccionada para o “Magalhães” e com a utilização do mesmo.
Penso que seria muito útil aperfeiçoar e aprofundar todos os conteúdos que foram ministrados até agora, para uma utilização mais cabal do computador, para um recordar de todos os passos que foram dados, quer para mim quer também para poder ajudar os alunos.
Muito obrigada ao nosso Formador, Prof. Carlos Tavares, por esta Oficina de Formação.

Praia do Furadouro

A praia do Furadouro está quase a desaparecer. No próximo Verão, não haverá areia para os banhistas e amantes de praia puderem desfrutar deste bonito espaço. O mar já levou quase o areal todo, chegou à avenida paralela ao mar, destruiu partes do passeio que fica junto àqueles "coretos", enfim, fez bastantes estragos.

Vejam as imagens!... O antes e o depois, agora, na sequência das imagens.