VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

terça-feira, 29 de novembro de 2011

CURTO, BONITO E SÁBIO

Conta-se que, no século passado, um turista americano foi à cidade do
Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.
O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito
simples e cheio de livros.
As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão seus móveis? - Perguntou o turista.
E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também:
- E onde estão os seus...?
- Os meus?! - Surpreendeu-se o turista.
- Mas estou aqui só de passagem!
- Eu também... - concluiu o sábio.

"A vida na Terra é somente uma passagem...
No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente,
e esquecem-se de ser felizes."

NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...


SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA.

domingo, 13 de novembro de 2011

Massacre em Timor-Leste






Relembrou-se o dia 12 de novembro de 1991, quando em Dili mais de duas mil pessoas se reuniram numa marcha até ao cemitério de Santa Cruz, para prestarem homenagem ao jovem Sebastião Gomes, morto em outubro desse ano por elementos ligados às forças indonésias.
No cemitério, militares indonésios abriram fogo sobre a multidão e, segundo números do ‘Comité 12 de Novembro’, 74 pessoas foram identificadas como tendo morrido no local e 127 morreram nos dias seguintes no hospital militar ou em resultado da perseguição das forças ocupantes. Este massacre causou indignação em todo o mundo e os relatórios de outros crimes eram inúmeros. Em 1996, o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a dois homens do Timor-Leste, Carlos Filipe Ximenes Belo e José Ramos-Horta, pelos seus esforços em curso para acabar com a ocupação pacificamente. Uma votação em 1999 para determinar o futuro do território resultou numa esmagadora maioria a favor da independência e, em 2002, Timor-Leste tornou-se uma nação independente. Estima-se que a ocupação custou mais de 100 000 mortes no território, para uma população de menos de um milhão de pessoas.

FEIRA DA CASTANHA

No pretérito dia 04 de novembro, a convite da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, todas as EB1 e jardins de infância desta freguesia, participaram na já tradicional festa da castanha. Foi um momento de alegre e ordeira confraternização entre todos os alunos, professores e assistentes operacionais que todos os dias trabalham nestes estabelecimentos de ensino. Depois da barriga cheia de castanhas, deslocaram-se até à sede da junta da freguesia para admirar os diversos trabalhos expostos e que foram elaborados apenas pelos alunos dos jardins de infância do Covo e Cavião e as EB 1 de Covo e Macinhata. Realmente foi pena a fraca adesão na elaboração de trabalhos para expor, quando sei que em todos os estabelecimentos de ensino se fazem coisas muito bonitas. Mas ... enfim!

Estes mesmos trabalhos estão agora expostos na sede do agrupamento.

DIA DA ALIMENTAÇÃO

Em todos os estabelecimentos de ensino do nosso agrupamento se comemorou o dia da alimentação das mais variadas formas. Desde a confeção da salada de fruta, espetadas de fruta, compotas dos mais variados frutos, visionamento de filmes relacionados com o tema, feirinhas sempre muito concorridas até à desfolhada.

Parabéns a todos.