VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Festa das fogaceiras



A Festa das Fogaceiras, realiza-se em Santa Maria da Feira, no dia 20 de Janeiro feriado municipal, em cumprimento de um voto feito a S. Sebastião, no séc. XVII, por ocasião de uma epidemia – a peste por volta dos séculos XV e XVI. O povo sofreu os seus efeitos. A doença, a fome e a morte levaram-no a erguer as mãos para o Céu e fizeram uma promessa: se Deus através de S. Sebastião libertasse o povo daquela desgraça, todos os anos seria feita uma procissão onde raparigas honestas e pobres da vila transportariam o pão (Fogaça) à cabeça que seria oferecido às gentes necessitadas.
Os senhores da Feira, interpretando este sentimento do povo, decidiram cumprir o seu voto. E então, todos os anos as fogaças eram levadas em procissão que ia da Casa dos Condes até ao Convento dos Lóios (hoje Igreja Matriz). Mas, muito mais tarde, entre 1749 e 1753, deixou de se cumprir o voto. E a peste voltou e com ela voltou a cumprir a tradição a realizar a Festa em Louvor do Mártir S. Sebastião. A partir de 1753, até hoje, a Câmara realiza esta festa e cumpre o voto.Nesta romaria, que atrai multidões de forasteiros, são vendidas as fogaças, um pão doce de trigo que constitui a marca etnográfica da cidade. O cortejo sai pela manhã dos Paços do Concelho para a Igreja Matriz, fazendo parte dele dezenas de crianças, vestidas de branco com uma faixa à cintura, que levam à cabeça uma fogaça enfeitada. O cortejo é fechado por três raparigas que transportam à cabeça uma miniatura do Castelo. Na Igreja realiza-se uma missa solene, com a bênção das fogaças e, à tarde, realiza-se a procissão que percorre o centro da cidade com os andores de S. Sebastião e de Nossa Senhora.

GUIMARÃES - Cidade europeia da cultura



7 de Outubro de 2006 – A ministra da Cultura à data, Isabel Pires de Lima, declara que a cidade de Guimarães reúne «todas as características» para acolher um evento como a Capital Europeia da Cultura. «Temos gente, estruturas ideias e projectos. Guimarães tem provas dadas quer na organização de eventos quer no cumprimento de prazos de obras», defendia o presidente da Câmara de Guimarães em 2006, António Magalhães

21 de Janeiro de 2012 – Guimarães abre-se ao mundo com o arranque oficial da CEC Guimarães 2012, no Largo do Toural.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mandinga para 2012

Olhos de sapo, patas de rã,
que tenhas Sorte todas as manhãs!
Asas de morcego, baba de lombriga,
que sempre estejas de bem com a vida!
Patas de hipopótamo, couro de dragão,
que nada machuque seu coração!
Dentes de sogra, ossos de urubu
Saibas que gosto muito de TU!
Unhas de gato, penas de galinha,
que sempre estejas de bem com sua vizinha!
Prometa:
Vassourinha, vassourinha,
que cada ano eu esteja mais bonitinha.
Sapo, sapinho,
que nunca acabe meu perfume e meu batonzinho.
Caldeirinho, Caldeirão,
que haja abundância de dinheirão...


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OS REIS

O dia de Reis comemora-se no dia 6 de Janeiro. Em Portugal a quem sair a fava do Bolo Rei deve pagar o bolo no ano seguinte. Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis, desde o dia 25 de Dezembro até meados de Janeiro, que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem-lhes comida, bebida e dinheiro. Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.





Diz a lenda que os três Reis Magos, Gaspar, Baltazar e Belchior, foram visitar o Menino Jesus mas, quando estavam perto de Belém, decidiram quem seria o primeiro a dar o presente ao menino.
Vendo a dúvida dos Reis, um senhor decidiu fazer um bolo e colocar dentro uma fava. Esse bolo seria dividido em três pedaços e quem ficasse com a fava seria o primeiro a entregar a oferenda. A partir daí esse bolo ficou conhecido como Bolo dos Reis Magos, ou Bolo-Rei, e passou a ser utilizado sempre que era necessário escolher um rei. Por isso, o bolo tem a forma de uma coroa, onde a côdea simboliza o ouro, o miolo a mirra e o aroma o incenso, presentes oferecidos pelos reis ao menino Jesus. Existem outros significados dos presentes entregues pelos Reis Magos. Assim, o ouro significa riqueza e é o metal mais valioso.
O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus. A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos.









Imagens de ouro, incenso e mirra.