VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

terça-feira, 3 de maio de 2011

AS MAIAS




No dia 30 de Abril, em várias zonas de Portugal, antes da meia-noite, é tradição colocarem-se em todas as portas e janelas das casas, nos automóveis também, um ramalhete de giestas amarelas, e aí devem permanecer toda a noite de 1 de Maio.

Daí o nome popular "Maias", nome esse mais conhecido entre nós.


Segundo uns, é uma forma de afastar os "maus olhados", segundo outros, para "afastar o diabo" e ainda outros, "contra a fome", isto é, para que haja "sempre fartura", "comida na mesa".


No dia 1 de Maio reparei que, na maioria das casas, lá estava o ramalhete amarelo preso nas portas e janelas, também na minha, a maioria apanhado nos matos das redondezas, onde crescem em abundância, muito embora nas grandes cidades se vendam nas ruas. É curioso como todos se entregam a esta tradição, não havendo distinção quanto aos credos por que se regem afinal, a maioria das pessoas, só quer preservar esse hábito que os seus pais deixaram.



A giesta (Cytisus striatus) é uma planta arbustiva de 1 a 3 metros de altura, com ramos abundantes, estriados e flexíveis. Folhas constituídas por três folículos que aparecem na base dos ramos e caiem rapidamente. Flores solitárias nas axilas das folhas, com cálice em forma de campânula, cinco pétalas, amarelas, de grande tamanho. O fruto é uma vagem completamente coberta de pelos acinzentados e arredondada, com até 3,5 cm de comprimento. É nativa de Portugal e considerada daninha ou invasiva em muitas regiões. Os ramos são tradicionalmente utilizados para a manufactura de vassouras.

Sem comentários: