VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OS REIS

O dia de Reis comemora-se no dia 6 de Janeiro. Em Portugal a quem sair a fava do Bolo Rei deve pagar o bolo no ano seguinte. Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis, desde o dia 25 de Dezembro até meados de Janeiro, que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem-lhes comida, bebida e dinheiro. Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.





Diz a lenda que os três Reis Magos, Gaspar, Baltazar e Belchior, foram visitar o Menino Jesus mas, quando estavam perto de Belém, decidiram quem seria o primeiro a dar o presente ao menino.
Vendo a dúvida dos Reis, um senhor decidiu fazer um bolo e colocar dentro uma fava. Esse bolo seria dividido em três pedaços e quem ficasse com a fava seria o primeiro a entregar a oferenda. A partir daí esse bolo ficou conhecido como Bolo dos Reis Magos, ou Bolo-Rei, e passou a ser utilizado sempre que era necessário escolher um rei. Por isso, o bolo tem a forma de uma coroa, onde a côdea simboliza o ouro, o miolo a mirra e o aroma o incenso, presentes oferecidos pelos reis ao menino Jesus. Existem outros significados dos presentes entregues pelos Reis Magos. Assim, o ouro significa riqueza e é o metal mais valioso.
O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus. A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos.









Imagens de ouro, incenso e mirra.

Sem comentários: