VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

domingo, 20 de maio de 2012

INDEPENDÊNCIA DE TIMOR

Timor Leste  (oficialmente chamado de República Democrática de Timor - Leste) é um dos países mais jovens do mundo e ocupa a parte oriental da ilha de Timor no Sudeste Asiático, além do enclave de Oecusse Ambeno, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta leste da ilha.  A sua capital é Díli, situada na costa norte.
Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colónia portuguesa até 1975, altura em que se tornou independente, tendo sido invadido pela Indonésia três dias depois. Permaneceu considerado oficialmente pelas Nações Unidas como território português por descolonizar até 1999.
Em 30 de agosto de 1999, cerca de 80% do povo timorense optou pela independência num referendo organizado pela Organização das Nações Unidas.
A língua mais falada em Timor-Leste era o indonésio no tempo da ocupação indonésia, sendo hoje o tétum  (mais falado na capital). O tétum e o português formam as duas línguas oficias do país, enquanto o indonésio e a língua inglesa são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste.
Data da independência – 28 de Novembro de 1975;   Fim da ocupação indonésia – 20 de maio de 2012.
De acordo com fontes antropológicas, a ilha já se encontrava habitada por um pequeno grupo de caçadores e agricultores por volta de 12000 a.C.
A abundância de madeira de sândalo,  mel e cera de abelhas na ilha, atraiu a atenção de comerciantes da China,  esporadicamente a partir do século VII. Por volta do século XIV, os habitantes de Timor pagavam tributo ao reino de Java.
O nome Timor provem do nome dado pelos Malaios à Ilha onde está situado o país,  Timur, que significa Leste. A formação do comércio local esteve na origem de casamentos com famílias reais locais, contribuindo para a diversidade étnico-cultural.

A colonização europeia

O primeiro documento europeu conhecido que fala da ilha é uma carta de Rui de Brito Patalim a D. Manuel I de Portugal, datada de 6 de Janeiro de 1514, na qual são referidos navios que tinham partido para Timor. 

Sem comentários: