VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

1.º de dezembro

 
Assinala este 1.º de dezembro de 1640, um sábado, quando 71 fidalgos e 36 nobres portugueses aclamam rei o duque de Bragança, D. João IV, pondo assim um ponto final a 60 anos de administração espanhola. O duque de Bragança só chegaria a Lisboa a 6 de dezembro. Reinou até 1656, quando morreu por doença, não chegando a assistir ao fim da guerra da Restauração, que durou 28 anos.
A ideia de fazer do 1 de dezembro feriado oficial nasceu a partir de um movimento da sociedade civil contra o iberismo - a Comissão Central do 1 de dezembro, antecessora da atual Sociedade Histórica da Independência de Portugal - tendo como primeiro subscritor do Manifesto de 1861, Alexandre Herculano.
Foi decretado feriado nacional a 12 de outubro de 1910, foi também o primeiro feriado celebrado pelo novo regime e é por isso o feriado civil mais antigo.
Inicialmente, era celebrado como o Dia da Independência (ou da Autonomia) e da Bandeira. A 1 de dezembro de 1910 foi inaugurada a bandeira nacional tal como a conhecemos hoje. Atualmente é conhecido como o dia da Restauração da Independência.
O 1 de dezembro é festejado em variadas localidades do nosso país como, por exemplo, em Guimarães.


Sem comentários: