VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

domingo, 6 de junho de 2010

Santos Populares


Santos Populares

Junho é o mês dos santos populares. Sardinha assada, bailes e as marchas pelas ruas, manjericos e versos populares: assim é a tradição portuguesa no mês de Junho.



Santo António nasceu em Lisboa em 1195, tendo ingressado, ainda muito jovem, na Ordem dos Franciscanos. Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos. Santo António é vulgarmente considerado como um santo casamenteiro pois, segundo a lenda, era um excelente conciliador de casais. É particularmente venerado na Cidade de Lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é feriado municipal. Contudo, as festas em honra de Santo António começam logo no dia 12 com a realização dos Casamentos de Santo António, evento inserido nas Festas da Cidade. Santo António de Lisboa, também chamado Santo António de Pádua, de seu nome de baptismo Fernando de Bulhões, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII. Está sepultado na Basílica de Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos, sendo-lhe atribuído um notável número de Milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje. Protector dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento colectivo, no dia 13 de Junho, na sua Igreja de Santo António. Este acontecimento, de grande relevo para Lisboa, comemorou no ano passado o seu Cinquentenário; foi em 1958 que 26 casais ficaram unidos pelo matrimónio na Igreja de Santo António. O objectivo da iniciativa, então patrocinada pelo Diário Popular, era possibilitar o casamento a casais com maiores dificuldades financeiras. Festeja-se a 13 de Junho em várias localidades do nosso país.

São João Baptista, também chamado de João, o Baptizador, foi um pregador. João Baptista era filho do sacerdote Zacarias (Sacerdote) Isabel (ou Elisabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no Rio Jordão" e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo. Terá ficado admirado por Jesus se ter proposto para o baptismo na margem do rio Jordão. Esta experiência motivou a sua fé e o seu ministério adiante. O aprisionamento de João ocorreu na Pereia, a mando do Rei Herodes Antipas. Herodíades, por intermédio de sua filha, conseguiu coagir o Rei na morte de João, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata. Depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes. Os discípulos de João trataram do sepultamento do seu corpo e de anunciar a sua morte ao seu primo Jesus. Festeja-se a 24 de Junho.

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento e, mais especificamente, nos quatro Evangelhos. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica. O seu nome original não era Pedro, mas Simão. A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como o seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica quando Jesus diz:”E eu te declaro: tu és Kepha (rocha/pedra) e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela.” Jesus comparava Simão à rocha. Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa. Os historiadores concordam que Pedro realmente viveu e morreu em Roma. o seu túmulo está localizado na Basílica de São Pedro no Vaticano, o qual foi descoberto em 1950. Festeja-se a 29 de Junho.

Sem comentários: