VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Textos do meu tempo de escola




Escolhi este texto porque era sempre um dos escolhidos pelas professoras para ser representado nas festas de Natal, no tempo em que andei na Escola Primária do Covo, há muitos anos atrás. Continuo a achar esta história uma delícia, que poderá ser representada ainda pelos alunos das escolas de agora. Há uns anos atrás, duas alunas de uma turma que tive fizeram-no. Foi muito bonito!
Eis a história:

"A Cidade e a Aldeia"

- Quem és tu assim tão simples?

- E tu quem és, afinal?

- A nobreza da cidade.

- A aldeia de Portugal.

- Tenho lindas pedrarias,

Jóias mil de muitas cores...

- Eu tenho maior riqueza

Nas minhas tão lindas flores...

- Tenho risos, alegrias,

Divertimentos constantes.

- Tenho música dos ninhos

E canções inebriantes.

- Tenho luz de noite, a jorros,

E não me levas a palma.

- Tenho o Sol durante o dia,

De noite a luz da minha alma...

- Vivo em palácios vistosos,

Que abundam pela cidade.

- E eu num casebre pequeno,

Que o Sol beija com vaidade.

- A História fala de mim

Porque tenho algum valor...

- Também tenho a minha história

Escrita com o meu suor.

- Tenho o luxo que tu vês

Próprio da minha grandeza.

- E eu o luxo e a vaidade

De gostar da singeleza.

- Todos os que passam por mim

Param sempre no caminho...

- Quantos gostam de me ver

Perfumada a rosmaninho!

- Sou mais rica do que tu,

Que nada tens, afinal.

- Tenho aqui dentro do peito

A alma de Portugal!...


Abílio de Mesquita

Sem comentários: