VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 DE OUTUBRO





Na manhã de 5 de outubro de 1910, José Relvas e outros membros do diretório do partido republicano português, à varanda da Câmara Municipal de Lisboa, proclamaram a República.
Nesse mesmo dia, o rei D. Manuel II e a família real embarcaram na praia da Ericeira com destino ao exílio em Inglaterra, passando por Gibraltar. Terminava assim a monarquia em Portugal.
Os republicanos nomearam um governo provisório, presidido por Teófilo Braga, enquanto não fosse aprovada a constituição e eleito o novo presidente da república. Era necessário criar rapidamente na população uma consciência da mudança e o espírito do regime republicano. Foram então aprovados os símbolos da República Portuguesa: o Hino Nacional, que passou a ser “A Portuguesa”, já cantada pelos republicanos antes de 1910, escrito por Lopes de Mendonça e música de Alfredo Keil, e a Bandeira vermelha e verde.
Em 24 de Agosto de 1911 o Parlamento elegeu para primeiro presidente o Dr. Manuel de Arriaga.

E como é a nossa Bandeira?
A Bandeira Nacional é dividida na vertical com duas cores fundamentais: verde escuro do lado esquerdo (ocupando dois quintos) e vermelho à direita (ocupando três quintos).

E as suas cores? O que significam?
- O vermelho é uma cor de força, coragem e alegria, que representa o sangue derramado pelos portugueses;
- O verde, a cor da esperança e do mar, foi escolhido em honra de uma batalha onde esta cor deu a vitória aos portugueses.
Ao centro, sobre as duas cores, tem o Escudo das Armas Nacionais e a Esfera Armilar Manuelina, em amarelo e avivada de negro. Simboliza as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI.

E as restantes cores, significam o quê? Parece que houve muitas discussões por causa delas!
Acabou por se decidir que:
O branco representa a paz; O Escudo lembra a defesa do território; As Quinas, a azul, representam as primeiras batalhas na conquista do País (diz-se que são os cinco reis mouros vencidos na Batalha de Ourique por D. Afonso Henriques);
Cada quina contém cinco pontos brancos: as cinco chagas de Cristo que ajudou D. Afonso Henriques a vencer esta batalha; Os sete castelos amarelos representam os castelos tornados aos mouros Sabes o que significa a esfera armilar? Foi um símbolo que o Rei D. Manuel I escolheu para representar as descobertas marítimas no reinado de D. Afonso III.

Sem comentários: