VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

NAVIO-ESCOLA SAGRES III




Navio-escola Sagres faz 50 anos ao serviço da marinha portuguesa.

O navio-escola Sagres fez 50 anos ao serviço da Marinha portuguesa. A embarcação está fundeada na Doca de Alcântara, em Lisboa.


O navio-escola Sagres fez esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, 50 anos com a Bandeira de Portugal. Para assinalar a data, a Marinha Portuguesa abriu as portas do veleiro no cais de Alcântara, em Lisboa. O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, participou na cerimónia. Acompanhado pelo almirante Saldanha Lopes, chefe do Estado-Maior da Armada, o ministro foi recebido pelo capitão-de-fragata Sardinha Monteiro, comandante do veleiro. Aguiar Branco içou a bandeira de Portugal a bordo e descerrou uma placa comemorativa. Escutou-se o Hino Nacional, interpretado pela Banda da Armada.

O navio-escola Sagres é considerado uma escola de oficiais pela Marinha Portuguesa. Construído em Hamburgo em 1937, a embarcação navega há 75 anos e já teve três bandeiras: Alemanha, Brasil e Portugal. O primeiro nome foi do veleiro foi Albert Leo Schlageter, o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha alemã para combater na 2.ª Guerra Mundial.
No dia
8 de fevereiro de 1962, no Rio de Janeiro, no Brasil, o Guanabara, um veleiro com bandeira brasileira passou para a Marinha Portuguesa. E foi ali mesmo que passou a chamar-se navio-escola Sagres, em substituição do antigo veleiro, com o mesmo nome, entretanto transformado em navio-embarcação. Estava assim assegurada a formação dos futuros oficiais, de forma a complementar o ensino administrado na Escola Naval. Custou 150 mil dólares, na altura.

Foi há 50 anos. Para assinalar meio século do navio-escola Sagres com a bandeira de Portugal
, a Marinha Portuguesa abriu as portas do veleiro, no cais de Alcântara, em Lisboa e ali ficará até domingo, podendo ser visitado todos
os dias a partir.

Sem comentários: