VERÃO - FÉRIAS

VERÃO  -  FÉRIAS

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

OS 3 VINTENS

Os três vinténs

Tinha o valor de 60 reis, cunhado em prata por iniciativa de D. Pedro II. D. João V e D. José mantiveram a cunhagem, com o peso de 1,83 g. D. Maria I mantem os 3 vintens com o mesmo peso. D. João, príncipe regente, depois de D. João VI, D. Pedro IV e D. Miguel continuam com os 3 vintens. D. Maria II e seus filhos D. Pedro V e D. Luís estes não se encontram. Em D. Carlos e D. Manuel II desaparecem definitivamente.
A maioria das pessoas não sabe porque a maioria desta simpática moeda apresenta um furo na extremidade do eixo vertical, junto do bordo. A pequenina moeda tornou-se tão popular porque as mães parturientes costumavam pô-la ao pescoço das filhas logo que nascidas, suspensa de um fio, como amuleto. Daí a razão do furo.
Quando casavam, retiravam-na, sinal de que já eram casadas. Os rapazes atiradiços, ao abeirarem-se delas, começavam por procurar-lhes a moeda no pescoço e, quando não a encontravam, proferiam, desgostosos,” já não tem os 3 vintens” ou então “já lhe tiraram os 3 vintens”.

Sem comentários: